quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Como elaborar um tema de desenvolvimento

Como elaborar um Tema de Desenvolvimento em Filosofia – resposta extensa

O texto-base da filosofia é um texto argumentativo, logo, o tema de desenvolvimento deve sê-lo também. No fundo é um pequeno ensaio onde vamos apresentar algumas ideias e pô-las à prova da nossa razão para ver se são defensáveis e se fazem sentido.
     Estrutura:
  1. Breve apresentação do problema a tratar. Por exº : Vou discutir o problema – Terá a existência humana um sentido? 
  2. Explicitação do problema e as áreas da filosofia que lhe poderão dar resposta, enunciação de algumas teorias defensáveis, atendendo a certas condições, e quais poderão ser essas condições. Enunciar uma em particular, se for o caso. Exº A vida humana deve ser entendida como uma finalidade orientada por valores, nomeadamente, uma finalidade última, rementendo para a divindade - Deus- fundamento de toda a realidade e todos os seres. Neste sentido a questão existencial estará ligada com a metafísica e a religião. Pode-se também confrontar duas perspetivas, a religiosa (Kierkeggaard) e a ateia, uma defendendo claramente um sentido e outra, nomeadamente a perspetiva de Camus, de que a vida não tem sentido porque nos confrontamos com o absurdo.
Desenvolvimento: ( ANÁLISE CONCEPTUAL)

3.  Análise mais detalhada dos conceitos ou categorias que permitem explicitar e analisar o problema. Aqui enunciamos as várias posições que sustentam os vários pontos de vista com base nos argumentos de cada filósofo ou corrente. No caso do sentido da vida, temos que mostrar que a perspetiva religiosa se apoia numa posição essencialista e transcendente, remetendo para fundamentos metafísicos, enquanto a perspetiva ateia de Camus se apoia numa perspetiva existencialista mais confrontada com situações-limite: o sofrimento, a morte, o absurdo etc… O aluno deve analisar estas categorias ou conceitos.
4.   Pode-se também enunciar os contra-argumentos que podem reforçar a posição a defender ou tão somente mostrar objeções ao tema em análise.


Conclusão:
  Tirar algumas conclusões sobre o que se discutiu e dar uma perspectiva da posição defendida. Por exemplo, porque a consideramos mais plausível e quais os pontos fortes dessa perspetiva. Mostrar como esse problema/questão é importante para a filosofia e para a nossa vida. Por exemplo, a resposta a este problema pode dar-nos uma perspetiva abrangente da vida, em termos teóricos e existenciais, basta ver o exemplo de Sócrates, que foi capaz de morrer pelos seus ideais, pois acreditava numa vida para além da morte. Para ele “filosofar era aprender a morrer” sabendo viver uma vida com sentido, isto é, cumprida. Pode-se também enunciar uma breve perspetiva pessoal que deve ser sempre fundamentada.
 O aluno pode apresentar-se como católico e testemunhar pela fé a importância que ela tem na sua vida.
  
    A Professora de Filosofia
   Isabel Nunes de Sousa

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