Belo é o que agrada
Téognidas (séculos VI- a.C.)
Elegias, I, vv. 17-18
Musas e Graças, filhas de Zeus, vós que um dia cantaste nas bodas de Cadmo a bela palavra: "O que é belo é amado; o que não é belo não é amado." E correu nos lábios divinos.
Belo é o que é sempre querido
Eurípedes (século V a.C.)
Bacantes, III, vv. 880-884
O que é a sabedoria ou que dom dos deuses é mais belo entre os homens do que estender a mão sobre a cabeça do inimigo vencido?
O que é belo é sempre querido.
Olhar
Platão (séculos V-VI a.C.)
Simpósio, 211e
Portanto, o que deveríamos nós pensar - disse - se, acontecesse de alguém ver o Belo em si absoluto, puro, não misturado e, de modo nenhum, contaminado por carnes humanas e por cores e por outras pequenezes mortais, mas pudesse contemplar como forma única o próprio Belo divino? Ou, porventura, tu considerarias - disse - que pouco valeria a vida de um homem que olhasse para lá e contemplasse aquele Belo com aquilo que se deve contempla e permanecesse unido a ele? Não pensarás, antes - acrescentou -, que, aqui, olhando para a beleza somente com aquilo com o que é visível, esse tal gerará não já pura imagens de virtude, pois que não se aproxima de uma pura imagem de belo, mas dará à luz virtudes verdadeiras, já que se aproxima do Belo Verdadeiro? E não acredites que, gerando e cultivando a virtude verdadeira, será querido aos deuses, e será, como nunca outro homem foi, também ele imortal?
Estas coisas, Fedro, e vós outros, disse-me Diotina, e eu fiquei convencido. E, assim persuadido, tratei de persuadir também os outros três que para atingir este objectivo não se poderia facilmente encontrar para a natureza humana melhor colaborador que Eros.
Imagem: Terracota Panathenaic ânfora
Ânfora para celebrar um tipo de jogos que aconteciam em Atenas, onde se faziam rituais estando associados a jogos que nunca tiveram a dimensão dos Jogos Olímpicos. Eram momentos em honra de Atena e de Poseidon. A ânfora era utilizada com óleo das melhores oliveiras de Ática e dada ao vencedor dos jogos. Cada ânfora obedecia a uma forma padronizada onde encontramos uma ilustração de uma competição, com predomínio para as corridas a pé. Euphiletos é um pintor associado a este tipo de cerâmica.