sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Para ires lendo... e pensando...(IV)

A vida feliz é... uma vida conforme à sua própria natureza; não podendo ser alcançada, a menos que a alma esteja sã, em posse contínua da saúde, e que seja depois corajosa e enérgica, bela e paciente, adaptada às circunstâncias, cuidadosa do seu corpo e daquilo que lhe diz respeito, sem no entanto ficar inquieta, diligente em relação aos outros meios de embelezar a vida sem admirar nenhum deles, pronta a fazer uso dos presentes da sorte, mas não a sujeitar-se a eles. 

Compreenderás, mesmo que nada acrescente, que daí resultam a tranquilidade para sempre e a liberdade, pois ficamos livres daquilo que nos agita e assusta. Em vez de prazeres, em vez de alegrias ténues, frágeis e sujeita a desonra, nasce uma  imensa alegria, inabalável e constante; existem então na alma apaziguamento, acordo e grandeza aliados à doçura; pois a crueldade vem sempre da fraqueza.

[Q]uem nos impede de dizer que a vida feliz é uma alma livre, elevada, sem medo, constante, inacessível ao receio e ao desejo; para quem só existe um bem, a beleza moral, e um único mal, a indignidade? Tudo o resto é uma algazarra confusa que não retira nem acrescenta nada à vida feliz, que vem e que vai sem aumentar nem diminuir o soberano bem.

A verdadeira felicidade está, pois, na virtude. O que nos aconselhará ela? A não considerar um bem ou um mal aquilo que não é feito nem para a virtude nem para a maldade, a manter-nos inabaláveis em face do mal e na continuação do bem, de modo a, tanto quanto seja permitido, reproduzir a imagem de deus. [...] Em que é que [o homem que tende para a virtude] difere... dos... outros? Estes estão ligados estreitamente, apertados e mesmo encadeados; aquele avançou para as regiões superiores e se elevou mais alto, arrasta uma cadeia longa, não é ainda livre, mas já é quase livre. 

Séneca, A vida feliz, tradução e notas de João Forte, Lisboa: Relógio d´Água Editores, págs. 7-8, 9 e 26-27.

Luís Campos (Biblioteca)

Sem comentários:

Enviar um comentário