domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Renascimento - Algumas ideias (II)

O Renascimento propôs como grande renovação mental o alargamento da compreensão da Natureza e neste sentido fez uma crítica profunda ao que era o saber tradicional. As ideias relativas ao Universo, à Natureza e ao Homem embora influenciadas pela escolástica medieval ainda guardavam nomes essenciais da cultura greco-romana, como Aristóteles, Plotomeu ou Galeno. 

O Humanismo continuou a inspirar-se nesse mundo, mas fez uma leitura crítica desses autores. O grande valor do Humanismo renascentista foi ler os clássicos da cultura greco-romana com uma ideia de grande curiosidade para utilizar a razão na compreensão do universo, sempre conciliando essa herança com a observação da realidade.

O Humanismo renascentista procurou desenvolver a ideia de que o conhecimento tinha de ser confirmado pela sistema racional do Homem, mas também pela experiência. Leonardo, um dos grandes vultos do Renascimento considerava que todo o saber devia resultar da observação da Natureza e da interpretação dos factos através do uso da razão. As viagens dos séculos XV e XVI deram um contributo importante para esta ideia pelas correcções a que obrigaram pela actualização dos dados sobre o mundo físico. O aumento do conhecimento feito pela observação e experiência é devedora de figuras como o geógrafo Duarte Pacheco Pereira, o matemático Pedro Nunes ou o botânico Garcia da Orta. O mundo expandiu-se e isso permitiu melhor compreender o Homem e o Universo que habitava. 

A nova atitude ensaiada pelo Humanismo renascentista fez avançar o conhecimento em áreas até aí adormecidas pela visão do mundo da teocracia medieval. A astronomia e a anatomia foram duas das que mais avançaram. Na anatomia é essencial referir Leonardo da Vinci com os seus desenhos anatómicos, ou André Vasálio com as suas técnicas de dissecação de cadáveres. A astronomia ajudada pelos conhecimentos matemáticos e pelos geógrafos revelaram outra dimensão do mundo. A teoria heliocêntrica exposta por Copérnico em 1543 considerava que o Sol era uma estrela fixa,à volta da qual giravam os planetas, incluindo a Terra. O Renascimento ao abrir muitas áreas do conhecimento preparou a revolução científica do século XVII. Antes disso falemos no post seguinte sobre dois tópicos essenciais: 1. O homem do Renascimento; 2. A arte do renascimento.

Imagem - Sistema Heliocêntrico de Copérnico (Século XVI)

Luís Campos (Biblioteca)


Sem comentários:

Enviar um comentário