quarta-feira, 14 de junho de 2017

Um ponto intermédio

“A  linguagem é o ponto de partida para nós podermos comunicar aquilo que veio ter connosco, por um lado, e por outro lado, aquilo que nós não conseguimos absorver.” (1)

Este blogue "Do mistério das coisas" tentou ser um espaço de articulação entre a área temática da Filosofia e uma Biblioteca Escolar. Nele se tentou abrir um espaço de reflexão sobre algumas das questões essenciais que dizem respeito ao homem e à vida, ao mundo, ao mistério das coisas e dos seres que habitam este planeta. 

Este blogue procurou ser um espaço de partilha de recursos, de motivação à escrita de textos / comentários sobre diferentes temáticas. No fundo procurou tentar dar um contributo, para que dos textos, do conhecimento se possa progredir para um saber fazer que é também uma forma de aprendizagem da vida. 

Temáticas como Os Direitos Humanos, textos e pensamentos sobre a Liberdade, a Ética, a Política, a Arte, ou a representação foram áreas publicadas. Publicaram-se textos e materiais a partir da exploração de aplicações digitais. O Blogue funcionou entre outubro de 2015 e julho de 2017. Publicaram-se 150 textos / materiais, dos quais vinte e nove foram produzidos pelos alunos.

Neste projeto procurou-se abordar as áreas de exploração das temáticas ligadas a uma atitude construtiva que se relacionavam com a vida e o homem. Algumas vezes foi possível discutir o valor e a importância das Humanidades e trazer o real, o quotidiano para uma análise filosófica dessas questões. A linguagem é a nossa forma de nomear as coisas, de lhe dar em sentido  em nós, o que significa atribuir significado ao mundo 

Chamamos a este último post, "um ponto intermédio", na esperança que a próxima equipa da Biblioteca possa conduzir esta ideia / projeto que nos pareceu interessante e importante para os alunos.
Aos que nos visitaram e sobretudo aos professores e alunos que colaboraram neste espaço digital, um muito obrigado. Desejo a todos felicidades para os dias a seguir, como disse Sophia, para algo de belo e de substantivamente justo.

(1) Maria Gabriela LLansol. Paris, Sorbonne, 24 de Outubro de 1988, Les Belles Etrangères
Imagem: Fídias, Métopa do Pártenon, 447-432 a.C. Londres, Museu Britânico

Sem comentários:

Enviar um comentário