quinta-feira, 25 de maio de 2017

Conteúdos na rede - A representação do belo - [O sublime] (2)

As ideias de Kant e a sua construção da ideia do Belo e de Sublime foi a partir do século XIX conduzida por outros autores e que criarão ideias diferentes e que estarão na base da sensibilidade romântica. Para Schiller, “o Sublime será um objecto, diante de cuja representação a nossa natureza física percebe os seus próprios limites, do mesmo modo que a nossa natureza racional sente a sua superioridade e a sua independência em relação a todos os limites."

Hegel falará do Sublime como uma tentativa de exprimir um sentido de infinito. Tentativa que não encontra no mundo dos fenómenos possibilidade de encontrar uma adequada representação. A ideia de Sublime em Setecentos relaciona-se não com a Arte, mas procura-se materializar-se como uma experiência que se relaciona com a Natureza, para concretizar uma experiência de Sublime. O movimento romântico terá uma questão a que procurará dar resposta, como exprime o Sublime nas Artes? 

Fonte: História da Beleza. (2005). Umberto Eco. Lisboa:Difel.
Imagem: Caspar David Friedrich, Monk by the Sea, 1808, Alte Nationalgalerie, Staatliche Museen zu Berlim.

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