Justiça ou Igualdade?
Muitas vezes a sociedade confunde justiça com igualdade, pensando que ambas expressam o mesmo. Dir-me-ão vocês que sim! Analisemos estes conceitos
Igualdade = correspondência perfeita entre as partes de um todo; organização social em que não há privilégios de classes.
Justiça = (do latim jutitia) = virtude moral que inspira o respeito pelo direito de outrem; conformidade com o direito; rectidão; equidade; leis universais; poder judicial; etc...
Pelo que ficou patente, podemos ver por que razão Aristóteles não separa os dois conceitos. Também eu defendo que há uma complementaridade entre eles.
Se partirmos da igualdade, todos devem ser tratados de forma igual, e a justiça reforça que temos de ter como ponto de partida as necessidades da pessoa. Não é ético achar que todos somos iguais e que todos temos as mesmas necessidades, mas todos temos direito ao essencial que define a dignidade humana.
A justiça é o critério que nos ajuda a ver cada pessoa em si mesma, avaliar cada caso, sem cair no erro de tratarmos todos como iguais e com as mesmas necessidades. Chegamos assim à ideia de que a justiça é fundamental para conseguir equidade numa sociedade.
José Baptista, nº 6, 11º H1